sexta-feira, 16 de setembro de 2016

[Adolescência]


Rei Salomão em Eclesiastes 12:01 disse que: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”.

         Neste pequeno trecho bíblico Rei Salomão que era filho de Davi (aquele mesmo que derrotou o gigante Golias), vem de uma maneira direta demostrar um descontentamento das decisões que foram tomadas durante a sua mocidade. 
De uma forma resumida, Salomão era um simples adolescente quando se tornou rei. Amava a Deus e seguia o bom conselho de seu pai, Davi. Já adulto ele começou a envolver-se com centenas de mulheres que perverteram-lhe o coração, mas o erro de Salomão não era ter varias amantes. O seu erro foi deixar de seguir os mandamentos estabelecidos e começou a adorar outros deuses, deuses estes que as suas amantes adoravam. Por isso muitas vezes uma aliança matrimonial pode definir o futuro de muitas coisas e no caso de Salomão custou-lhe quase tudo. Mas a questão não é esta.

Vamos tentar relacionar isso á adolescência. 

Uma coisa super básica sobre a adolescência que aprendemos na escola é que a adolescência é a fase mais importante na vida de um ser humano visto que é a preparação para a idade adulta. Mas é na adolescência onde as emoções encontram-se na flor da pele, emoções misturadas que deixam-nos perdidos e sem a orientação devida podem perder-se para sempre, a adolescência também é a fase em que não se entende como é possível manter-se vivos, e é uma questão de sentimentos e entendimentos.

Durante a adolescência, os humanos acham-se invencíveis, que nada de mais é capaz de acontecer, e sinceramente, aqueles adolescentes que não mostram-se desajustados e sem falhas são aqueles com que devem-se preocupar mais pois ha sempre a probabilidade de depressão e não só, há pessoas que na adolescência mostram um comportamento bastante suspeitoso. Mas não é este o caso, o caso é que infelizmente muitos parentes não dão a devida atenção aos adolescentes, uma pequena decisão errada pode estragar uma vida inteira e não referindo-se a uma gravidez (o que muitas vezes as pessoas pensam que é o fim do mundo), e sim aquelas decisões que podem abalar e guardar os verdadeiros desejos da alma.