sábado, 28 de maio de 2016

Não mereço ser estuprada


     A alguns dias atrás, ao dar uma checada no meu feed do facebook, deparo-me com uma publicação de uma rapariga de 16 anos no Brasil, que foi sexualmente assaltada por 33 homens adultos. 
Ao ler os comentários, vejo algumas pessoas a apoiar a acção dos homens. Pode parecer absurdo mas há pessoas com uma total ignorância sobre isso . 


 Infelizmente, vivemos numa sociedade machista, que muitas vezes pessoas são obrigadas a fazer determinadas coisas, simplesmente porque há pessoas que não aceitam a maneira real de ser dos outros, não aceitam a diferença. 
Muitas mulheres são criticadas por não seguir um determinado padrão estabelecido, muitas outras são criticadas porque homens uma aversão por mulheres e independentes. 

Mulheres são julgadas por proferir palavrões, mulheres são julgadas por vestir roupas ousadas, mulheres são julgadas por não vestir roupas ousadas, mulheres são julgadas por banalidades. 

Quantas pessoas são bombardeados de frases do tipo "olha só, ela tá assim", "tá gorda demais", "tá magra demais", "essa roupa da a impressão de que é uma puta". Quantas vezes são ouvidas falas do tipo? 

Mas nada disso, ultrapassa o facto de pessoas afirmar que a rapariga mereceu ser sexualmente assaltada por usar roupas indecentes. Nada disso ultrapassa o facto de pessoas dizerem que uma mulher merece ser violada por usar roupas curtas, roupas transparentes, roupas sei lá de que tipo. 
    Querendo dizer que somos obrigadas a vestir de uma determinada roupa quer seja medonha ou não, para que não atraia predadores, quer dizer que eu sou obrigada a usar roupas largas, porque assim não serei desejada e não irei atrair PREDADORES, quer dizer que ao vestir-me desta forma irei reduzir o número de violadores que andam por aí, e por final quer dizer que homens não conseguem controlar-se ao ver um pequeno pedaço de pele e que a culpa de estupros é das mulheres pelas roupas que usam. O mais triste de tudo é que há mulheres que acham isso.
Há mulheres que tenham estupradas ou não, que culpam-se ou culpam outras. 

Devemos avaliar e pensar que muitas vezes, a imagem que tentamos passar não é exactamente aquela do que realmente somos, isso tudo por culpa de padrões que deixam pessoas, principalmente mulheres sem escolha. Toda mulher é melhor que isso. 

     Nunca se pode apontar o dedo a pessoa que foi vítima de barbaridade qualquer, independentemente do que uma pessoa é, ninguém merece sofrer daquela maneira, ninguém merece ser desrespeitada daquela maneira. 

Um comentário:

  1. É verdade, devemos olhar para o proximo como o reflexo de nossa propria imagem, infelizmente o Mundo ou Melhor as Pessoas estão a transformar o Mundo em um lugar aterrorisado para nossa própria especie (humana) levandO ao degradar da Humanidade...

    ResponderExcluir